Enfim sexta-feira, e mais um fds chegando, onde temos que tomar cuidado para não sair da linha...
Ontem fiz minha aula de spinning, bem cansativa, mas fiz inteirinha sem parar...
Abaixo uma breve explicação sobre Spinning e quantidade de calorias gastas:
O que é o Spinning?
O Spinning, também chamado de Ciclismo Indoor, surgiu no final dos anos 80 nos EUA como forma de variar a forma convencional do pedalar em uma bicicleta estacionária, assumindo mais efetivamente alterações dos componentes essenciais de uma atividade física que seriam frequência cardiaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.
O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica (desenho abaixo) desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento. Ao praticá-lo você naturalmente entra num programa individualizado obtendo um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma ótima melhora de VO2 máx (condicionamento cardiorespiratório) o qual pode prepará-lo também para outras atividades.
Os exercícios simulam vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano, em paisagens diversas (depende da criatividade do professor). Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum , onde cada pessoa controla o ritmo de acordo com a sua resistência.
O Spinning (vem do inglês, ato de girar ou pedalar) é um método de treinamento intervalado, onde o objetivo principal é o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da FC, seguido pela redução do percentual de gordura através da queima de aproximadamente 400-600 calorias, variando de acordo com indivíduo.
Mesmo sendo o Spinning uma atividade intensa e de alto gasto calórico, é considerada segura e prazerosa, desde que o indivíduo respeite as normas de segurança, durante as aulas. Para que isso ocorra é necessário que o indivíduo saiba seus limites máximos e mínimos da FC de treinamento, através do teste de esforço na Avaliação Física.
Durante as aulas deve observar sua Zona de Alvo de Treinamento, Tabela Subjetiva de Esforço e o professor deve estar atento às expressões faciais do aluno, ele deve parecer cansado e não "morrendo". Caso o aluno apresente o rosto pálido, lábios esbranquiçados, aparência de extremo cansaço, descordenação nas pedaladas, deve ser alertado pelo professor para diminuir sua intensidade de esforço. Além disso, o indivíduo deve apresentar boas condições articulares e musculares numa Avaliação Fisioterápica.
As aulas têm duração de 40-60 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo com planos, subidas, descidas, variações de terreno, jump, running e mix.
Ao som de músicas selecionadas e apropriadas, o professor conduz sua aula, buscando a melhoria da performance do aluno. A medida que vão pedalando, os praticantes são inspirados a fazer coreografias com os braços no ritmo da música, ou até mesmo criar por si mesmos.
Gasto Calórico Durante a Aula
Aproximadamente, são gastas 475 calorias em uma aula de Spinning de 40 minutos de duração . Este valor foi determinado em uma pesquisa feita com 6 indivíduos com diferentes capacidades de VO² max, ou seja, vários níveis de condicionamento físico . E foi notado, que a medida que o VO² max subia o gasto calórico também subia durante as aulas.
Segundo pesquisas recentes, aproximadamente um indivíduo com o condicionamento físico de nível médio entre 30 - 35 anos gasta em média 700 calorias. É mais do que o gasto calórico de uma aula de natação ou de uma corrida.
Musculatura Utilizada
Os músculos mais exigidos durante o Spinning são dos membros inferiores . Dentre eles os gastrocnêmios, Ísquiotibiais (posteriores de coxa),Vastos Laterais, Retos Femurais e Glúteo máximos . Os praticantes também fortalecem muito a musculatura da região lombar e abdômem com diversas manobras de sentar e ficar de pé no banco da bicicleta.