<BODY>
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Você faz suas escolhas e elas fazem você!


Achei bem legal está matéria:



Você é o que você come!


É óbvio que comer é algo que se faz todos os dias, mas nem sempre a refeição recebe a atenção necessária para uma correta escolha dos alimentos. Ao pensar mais nos alimentos que coloca no prato, você pode tirar melhor proveito deles e com isso obter o melhor que a vida tem a oferecer.

A alimentação está relacionada ao bem-estar físico e mental de duas formas:
  • Diretamente, pelos nutrientes trazidos por uma dieta balanceada, que proporcionam o equilíbrio do sistema neuro-endócrino, e conseqüentemente, mais bom humor, vitalidade e disposição;

  • Indiretamente, pelo ato prazeroso da refeição, um momento que deve ser curtido com a família ou amigos em um ambiente tranqüilo e agradável.

A história da escolha de alimentos nasce a partir da necessidade de sobrevivência, evolui com a sociabilidade e afeto, passando a incluir o sabor e o prazer. E, agora, também, o apelo adicional dos benefícios de saúde e de nutrição. Em última instância, os alimentos têm até mesmo um papel na contribuição para nossa sensação de contentamento na vida – de bem-estar.

Mas será que esse novo interesse pela saúde pode superar o apelo que o sabor dos alimentos exerce? Jamais!

Por isso, para manter a boa forma física e o prazer de viver e sentir-se bem, precisa-se de equilíbrio na alimentação. Muitos alimentos devem ser consumidos pelo compromisso com a saúde e outros pelo prazer que trazem.

Você é um raio X de suas escolhas alimentares. O alimento lhe traz nutrientes que vão interferir na química do seu corpo, definindo seu humor, estado psíquico, e a aparência de sua pele e sua saúde como um todo.

Por isso, a escolha alimentar e fundamental e recebe influência de todo o ser. Desde a infância, com a amamentação, a relação com a alimentação inicia e se prossegue no crescimento, conforme os laços afetivos são estabelecidos. Ou seja, as refeições e preferências alimentares se formam nos almoços de família, no convívio com os amigos. É só para parar e pensar: há festa sem comida? Namoro sem bombom? Reunião de família sem sobremesa? Natal sem peru? Páscoa sem chocolate? Happy hour sem um drink? É claro que não! Por isso, e tão importante o equilíbrio entre o prazer da refeição entre pessoas e o prazer de ser saudável...

E por mais que a escolha dos alimentos seja um ato aprendido, fruto do nosso meio de convivência, lhe é dada todos os dias a opção da escolha, assim como pode-se optar por fumar ou não, subir de escada ou elevador, sorrir ou não, trabalhar mais ou menos, comer bem ou não, e na verdade, uma questão de escolha que leva a viver mais ou menos, melhor ou pior.
No entanto, uma boa alimentação, não se refere somente aos alimentos que a compõe, mas também a forma como e realizada, o que se chama de comportamento alimentar.

E o que e um comportamento alimentar adequado? É comer sentado a mesa, mastigar devagar e prestar atenção na comida, e, de preferência, sempre que possível, em ambientes tranqüilos e calmos. A vida agitada das cidades leva a mudança deste comportamento alimentar. É muito comum ver pessoas almoçando em pé, falando ao celular ou comendo qualquer lanche de forma apressada na mesa do trabalho, quando ainda pior, não pulam esta refeição! Estratégias nutricionais podem ser eficientes neste momento: refeições rápidas, lanches trazidos de casa, suplementos e frutas podem ser uma alternativa para uma refeição, desde que consumidos com calma num momento e local apropriados, e que não sejam a mesa do escritório. Na copa, cafeteria ou qualquer jardim ou varanda do local de trabalho pode ser uma idéia para este momento de refeição que deve ser respeitado e merecido por você!Um comportamento alimentar adequado, aliado a uma escolha de alimentos correta e o prazer de comer melhora a digestão e traz uma maior sensação de bem estar ao longo do dia.

Beijocas!!



Esforços de um emagrecimento [http://meusesforcos.blogspot.com] 
Melhor visualizado em 1024 X 768 ou superior

Design .by. Cecis